Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Reprodução

A reprodução das aves é bem variada e dependendo da espécie, a quadra reprodutiva pode ir de Setembro até Março, pois, é nesse mês que começam a muda. As aves silvestres, têm como fatores para o início da quadra reprodutiva, a luminosidade, temperatura, e duração do dia. Mas no cativeiro eles precisam de uma alimentação adequada, reforçada com proteínas, vitaminas, e, principalmente, sais minerais, que são essenciais para a formação da casca do ovo. O período de choca dura entre 14 dias nos periquitos, agapornis e calopsitas; de 3 a 4 semanas nos ring necks e lories, e por aí vai.

sábado, 17 de outubro de 2009

Psitacídeos de pequeno porte: Agapornis

Esperto, brincalhão, pacato e muito fofo, o Agapornis, conhecido popularmente como pássaro do amor, é subdividido em 8 raças; Fischer, Personata, Rosecollis, Pullaria, Cana, Nigrigenis, Taranta e Lilianae. Sendo extremamente dóceis quando criados como pet, e bastante pacato quando criado em gaiola ou viveiro. As raças Lilinae, Roseicollis, Nigregenis, Personata e Fischer, não possuem disformismo sexual aparente, já nas outras raças.;

Pullaria.:

As penas da face(cara) das fêmeas, é mais alaranjada do que a do macho, que é vermelha

Cana.:

Os machos têm a cabeça cinza, as fêmeas, têm cabeça verde

Taranta.:

Os machos têm a testa vermelha, e na fêmea, é verde

Os Agapornis, se vistos na natureza, sempre voam aos pares. Após o acasalamento, o casal raramente se separa, permanecendo unidos até morrerem. Se for criado sozinho, torna-se triste e reservado numa primeira fase, e numa fase posterior pode vir a morrer de tristeza. Um casal manifesta a sua ligação efectuando alopreening mutuamente, foi este comportamento que deu origem a serem chamados inseparáveis, quando se aproxima a época de reprodução o macho começa a alimentar a fêmea com maior frequência e ocasionalmente este tipo de comportamento é recíproco. Em cativeiro dois machos ou duas fêmeas podem se comportar como sendo um verdadeiro casal se não tiverem aceso a parceiros do sexo oposto. Essa necessidade de viver aos pares leva a que sejam conhecidos por Inseparáveis ou Aves do Amor (Love Birds). Podem tornar-se muito sociáveis como os seus donos, mas precisam de muita atenção e carinho.São aves barulhentas e activas em liberdade e cativeiro, e dadas a demonstrações de afecto para com membros da sua espécie e donos humanos. Vivem em regiões secas relativamente arborizadas. É uma ave colorida e pequena, que atinge por volta de 15 cm (variando pouco de espécie para espécie). Vivem em pequenos bandos. Alimentam-se essencialmente de fruta, vegetais, ervas e sementes.

Psitacídeos de pequeno porte: Periquito Australiano



O Periquito Australiano é um dos psitacídeos de pequeno porte mais inteligentes e espertos. Em geral, apresenta a "fala", mas só é capaz de aprende-la quando é filhote, pois é quando ele apresenta mais facilidade de aprendizado, porquê ainda não sabe muitos dos truques que poderá vir a aprender, se o dono ensiná-lo com calma e paciência. A alimentação é bem diversificada e gosta tanto de brincar quanto gosta de comer. É esperto, ágil, curioso, e em maioria dos casos, bagunceiro. Quando filhote(adulto também), precisa de atenção redobrada, pois como foi dito acima, é muito curioso, e, por isso, podem acontecer eventuais acidentes. A plumagem natural da espécie é em tons de verde. As penas das costas e zona superior das asas são pretas, bordejadas a amarelo. A zona da face é amarela. O macho tem a carúncula(saliência acima do bico) azul, enquanto que a da fêmea é em tom castanho. Em cativeiro, foram desenvolvidas outras colorações artificiais, sendo as mais conhecidas em tons de azul, ou totalmente brancas. Os periquitos australianos selvagens são menores que os criados em cativeiro. Alimentam-se de sementes de gramíneas quando livres na natureza e em cativeiro, a dieta é completada com verduras (chicória molhada, espinafre e/ou couve), frutas (banana, laranja, maçã), farinhadas indústrializadas e outros complementos alimentares. Nunca é recomendável, dar aos periquitos australianos nem a quaisquer outros psitacídeos, o alface, o abacate nem a semente de maçã, pois estes têm substâncias nocivas para a saúde da ave, e que poderão levar a morte

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alimentação

Para suprir as necessidades, essas aves precisam de rações, farinhadas, verduras, hortaliças, e grande variedade de frutas que visam a existência de uma ave saudável, com excelente plumagem, resistente ás doenças e de elevada performance reprodutiva. Aqui estão alguns fatores necessários para a alimentação desses pássaros.

NUTRIENTES

Os pássaros silvestres, isto é, em vida livre, tem uma alimentação perfeitamente ajustada as características do meio ambiente em que vivem. Já as domesticadas, (mansas ou em gaiolas), apresentam necessidade nutricionais diferenciadas, que devem ser supridas plenamente, em especial durante a quadra reprodutiva, (período em que estão em postura).

PROTEINAS

Constituem o mais importante elemento formador dos órgãos e estruturas moles do organismo. São fundamentais ao seu crescimento e reposição das perdas energéticas para formação de novos tecidos..

O corpo dos pássaros em geral é composto de aproximadamente 20 tipos de aminoácidos, que se constituem nos elementos formadores das proteínas. Alguns deles são sintetizados pela ave, integrando os chamados não essenciais. Entretanto, há outros como metionina, lisina, cistina, triptófano, tronina, valina, fenilalanina, tirosina, arginina, leucina e isoleucina, que não pode ser sintetizados no corpo, constituindo os chamados aminoácidos essenciais. Devem, portanto, ser fornecidos através dos alimentos. A ausência de alguns desses aminoácidos essenciais pode acarretar diversos problemas como retardamento do crescimento, penas retorcidas, língua defeituosa e falta de pigmentos nas penas. Importante sempre manter uma alimentação a base de sementes de boa qualidade e rações especificas para a ave manter o equilíbrio dessas proteínas..

CARBOIDRATOS

São fontes de energia e calor. Incluem os açucares (glicose, frutose, lactose e sacarose), o amido e a celulose. As sementes cereais e frutas contêm altos teores podendo chegar ao redor de 50% dessas substâncias que são necessárias..

LIPÍDEOS

São também chamados de gorduras, são ricos em energia, atuando também no isolamento térmico do corpo, quando em baixas temperaturas. Em excesso na dieta, atrapalham o bom funcionamento do estômago e causam problemas na digestão dos alimentos, interferindo na utilização de outros nutrientes vitais. Ocorrem em quantidades razoáveis em diversas sementes (alpiste, painço, aveia etc.) e em altas concentrações em outras como girassol, cânhamo, niger e linhaça, principalmente se tratando do girassol..

VITAMINAS

São substâncias imprescindíveis ao perfeito funcionamento do corpo. Participam da construção de novos tecidos e do metabolismo, influem na resistência do organismo a doenças e atuam no crescimento e fertilidade do pássaro..

Geralmente as necessidades de vitaminas são muito pequenas, sendo que cada vitamina atua de modo especifico. Normalmente as aves conseguem sintetizar algumas vitaminas a partir de alimentos desdobrados em seu intestino por bactérias que ai vivem em simbiose. A administração de medicamentos pode destruir essas bactérias, devendo-se, portanto, logo após o tratamento, administrar-se um complexo vitamínico para repor tais perdas. Para se ter uma noção, as aves conseguem através do sol, sintetizar a vitamina D3 pela pele..

SAIS MINERAIS

São elementos simples de grande necessidade na formação dos ossos de certos tecidos e de outras estruturas. Sem dúvida, o cálcio e o fósforo são os mais importantes, fundamentais a formação da casca dos ovos, aos músculos e nervos, aos ossos e a outros processos metabólicos – mais de 70% da cinza do organismo são cálcio e fósforo. Estão intimamente associadas entre si e á vitaminas D3..

ÁGUA

É um nutriente vital, pois participa de todos os processos químicos que tem lugar no organismo. É responsável pela circulação dos nutrientes dentro do corpo da ave e dá sustentação aos tecidos.

Como amansar



Os psitacídeos são animais em maior parte, mansos, mas mesmo assim, precisamos amansá-los para que eles se acustumem com seus novos donos e com sua nova casa. Para amansar, você precisa começar com muita calma e tranquilidade, comece a se aproximar cada vez mais, e a tirá-lo da gaiola, ou viveiro, com mais frequencia. Depois de um certo tempo em que seu pet já estiver acostumado com o meio, e tiver mais confiança em você, você deve começar a introduzir seu braço ou vareta(para aves de grande porte) para ele subir se ele subir, elogie-o e se ele deixar, dê um petisco(mas se ele não quiser não force, se no caso de sua ave se espantar com você e cair do seu braço ou vareta para o chão, não se irrite nem brigue com ele(a), pois ele ainda estará se acostumando com você, então pegue ele e continue o processo.