Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Psitacídeos de grande porte : Papagaio

O primeiro passo para se ter um papagaio, independente da raça, será adquirir uma autorização do IBAMA (isso também serve para araras de todas as raças, e algumas outras espécies de aves originárias do brasil).

É muito difícil falar da espécie papagaio como um todo, já que existem muitas raças distintas de papagaios, das quais a mais comum, é a espécie Amazona Aestiva, que pode ser chamada tambem de Papagaio-Verdadeiro. A alimentação é bastante variada que, é á base de castanhas, frutas silvestres e sementes (como a jabuticaba, mangas, laranjas e mamões) ,e principalmente leguminosas. E eles preferam as sementes do que a polpa das frutas.
O papagaio verdadeiro é simplesmente um papagaio verde com cerca de 38 á 40 cm de comprimento e pesa cerca de 400 gramas, acima do bico têm penas azuis na testa e amarelas na cara. Nos adultos, a cor da íris varia de um amarelo-alaranjado nos machos ( com bico negro), e vermelho alaranjado nas fêmeas, já nos filhotes, a íris apresenta uma cor marrom uniforme. Sua expectativa de vida é de cerca de 80 anos solto na natureza, e 75 anos se criados em cativeiro, e é considerado uma das espécies mais belas e inteligentes do mundo, costumam repetir o que ouvem os donos falar. Na criação, há geralmente três a cinco ovos numa embreagem. A fêmea incuba os ovos por cerca de 27 dias e as crias deixam o ninho cerca de 60 dias após a eclosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário